out
19

Nunca achei que algum dia na vida escreveria meio parágrafo sequer sobre indumentárias – e eis-me aqui, senhores, tentando organizar meus conhecimentos sobre o assunto, adquiridos há semanas, desde que iniciei a leitura de ‘A roupa e a moda – Uma história concisa’, escrito em 1969 pelo inglês James Laver. O mais curioso é que também nunca pensei que seria capaz de folhear um livro de moda com verdadeiro interesse até uma tarde de domingo, na casa da amiga chiquérrima Naila Oliveira. O conteúdo desta obra é extraordinário! A gente descobre, por exemplo, que determinadas cores e roupas só podiam ser usadas por certas classes sociais, acredita?

fashionplate
Texto fácil de entender apesar de tantas descrições de tecidos e acessórios que a gente mal conhece, reproduções super bonitas, aquelas vestimentas maravilhosas usadas pelos gregos antes mesmo de existir o conceito de moda. Porque foi em meados do século XV que as roupas de homens e mulheres ganharam novas formas, originando algo que pode ser definido como tal. O livro vai das peles que aqueciam os primeiros homens do frio até os anos 70, desfilando com naturalidade pelas manias dos reis e suas cortes extravagantes, as muitas camadas de vestidos e casacos que surgiram e desapareceram ao longo das décadas e os cortes de cabelo e comprimento das saias que revolucionaram o mundo na época de Coco Chanel.

Embalada pelas explicações de Laver, um historiador inglês que viveu entre 1899 e 1975, estou na pilha de saber mais sobre a temática – quem sabe assim não passo a me vestir melhor? (risos).

Você pode deixar uma mensagem, ou um trackback do seu próprio site.

3 respostas to “'A roupa e a moda – Uma história concisa'”

 
  1. paulo almeida disse:

    o assunto rende mesmo. minha mulher é figurinista, Mônica, e essas publicações são corriqueiras aqui em casa. adorei quando descobri o que era casquete. e nunca mais fiquei encasquetado com o verbo encasquetar…
    gosto bastante do blog.
    abs

  2. Naila disse:

    Oh, amiga. Muito bom mesmo. E incrível ver como economia e política estão sim relacionados com a indumentária de cada época, né? Eu amei este livro que estará para sempre nas minhas fontes de consulta. Bjssss e obrigada pelo chiquérrima (hehehehhehe)

  3. Marcela disse:

    Realmente, este livro é extraordinário. Li rapidamente e fiquei chateada de não encontrar nenhum outro que o supere! Ótima dica para quem não cursa moda e para quem quer saber um pouco mais sobre a humanidade.

    Beijinhos
    Marcela

 

Deixe seu comentário

Monica Ramalho

Monica Ramalho

Como me achar

(21) 99163.0840
moniramalho@gmail.com

Arquivo

Caixinha de Música