jun
05

O nome já fornece uma boa pista do som que eles fazem. LascaMão é uma orquestra de percussão que coloca para conversar os tambores do mundo – atabaques, congas, repiques, tamborins, xequerês, tama, alfaias, pandeiros, cuíca, baterias e efeitos, como apitos, sementes e chocalhos. O resultado? Uma música brasileiríssima produzida por oito músicos extraordinários: Robertinho Silva, Orlando Costa, Guto Goffi, Marcos Esguleba, Carlos Negreiros, Pedro Lima, Mario Broder e Analimar. Cada integrante traz uma vertente musical, do rock ao samba carioca, do funk a outras batidas universais.

O primeiro disco do octeto, “LascaMão”, finalizado graças ao prêmio de apoio à gravação de música popular da Funarte, será lançado em 28 de junho, no Teatro Rival Petrobras, com participações especiais surpresa. No roteiro, “Baruerê” e “Agogôs” (de Orlando), “Rufar dos tamborins” e “LascaMão na pista” (ambas do Esguleba), “Interiores” (parceria de Negreiros e Robertinho), “Caminho de Minas”, “Toque de tambor” e “LascaMão” (de Negreiros, o principal compositor da orquestra), entre outras. Todos os arranjos foram feitos no coletivo e os timbres entram em camadas, em vez do tradicional uníssono em formações percussivas.

Em tempos individualistas, essa galera entra na contramão e cria um som que só é possível coletivamente. “Nós mexemos com as células rítmicas de um jeito que ninguém fez ainda, reunindo vários percussionistas de ponta. No disco você vai ouvir uma pitada de samba comendo no centro e isso é muito brasileiro”, analisa o baiano Orlando, fundador do LascaMão e um famoso colecionador de tambores. Para Guto Goffi, baterista do Barão Vermelho e dono da Maracatu Brasil, esse “é um dos discos de batucada mais legais que já foram feitos porque tem a característica de fazer música só em cima do tambor e da voz”.

Integrante do Pagode Jazz Sardinha´s Club e conhecido por acompanhar todos os grandes nomes do samba, Esguleba tem uma visão interessante sobre a bolacha: “O pessoal vai ter que prestar atenção para entender a nossa mensagem. Talvez 500 mil tenham vontade de fazer uma música nesses moldes, mas fomos nós quem tivemos coragem. Esse disco é uma lição para os novos, para os batuqueiros de ontem que viraram ritmistas e hoje são percussionistas”. Falou e disse.

Foi Esguleba quem sugeriu convocar o canto marcante de Analimar para reforçar os vocais do conjunto. A filha de Martinho da Vila e backing vocal de muitos intérpretes aceitou o convite sem pestanejar. Bamba, tirou de letra cantar sem nenhum acompanhamento harmônico. “Fui criada no meio da escola de samba com tambores. Nas rodas de jongo e macumba também só rolam tambores e percussão. Um pagode se faz com cerveja, uma lata e gente. E isso nós temos de sobra aqui”, diz, sorrindo.

Analimar e a produtora Carla Yared são as únicas mulheres nesse time de barbados. “A Carla toca até mais do que todos nós juntos porque foi quem fez as pontes humanas e é quem nos incentiva a continuar”, derrete-se Orlando. Idealizada em agosto de 2003 pela dupla, o LascaMão evoluiu rápido. Guto Goffi foi o primeiro a entrar. Em seguida, vieram outros músicos até serem 16 batendo tambor nos estúdios da Maracatu Brasil. “A banda foi se enxugando naturalmente e restamos nós seis. Foi quando convidamos os cantores Analimar e Mario Broder para dar aquele brilho”, rebobina Guto.

Em junho de 2011, Robertinho Silva faz 70 anos
Em vias de completar 70 anos, Robertinho Silva atua como um eixo da orquestra LascaMão. “Fazemos um som totalmente afrobrasileiro com instrumentos tradicionais, mas usados numa linguagem contemporânea”, avalia o veterano. Robertinho está nos capítulos finais da sua biografia, ‘E se a minha bateria falasse?’ (co-escrita por Miguel Sá) e será tema de um documentário de Beth Formaggini. Referência no instrumento, Robertinho é reverenciado no Brasil e no exterior por gigantes da música como João Donato e Wayne Shorter.

Você pode deixar uma mensagem, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe seu comentário

Monica Ramalho

Monica Ramalho

Como me achar

(21) 99163.0840
moniramalho@gmail.com

Arquivo

Caixinha de Música