nov
09

Em sua segunda edição, a campanha Quem Ama Abraça reúne esforços a fim de sensibilizar a população brasileira sobre os alarmantes índices de violência contra as mulheres. Em 2013 e 2014, a campanha terá uma vertente educativa mais abrangente, com foco nas crianças e nos adolescentes, ganhando o complemento “Fazendo Escola” em seu nome. O primeiro lançamento será no dia 22 de novembro, às 10h, no Cine Odeon, Rio de Janeiro.

Fruto de uma iniciativa da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e do Instituto Magna Mater (IMM), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e Instituto Avon e apoio da Fundação Ford, a campanha realizará ações nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal ao longo de 2014, com o objetivo de enfrentar as estatísticas de feminicídios. A violência doméstica contra as mulheres é a que faz mais vítimas no mundo, além de aumentar o índice de suicídio e causar repetência escolar dos filhos, que levam dentro de si, pelo resto de suas vidas, essas imagens presenciadas dentro de casa, abrindo esse precedente e as chances de repetir o que “aprenderam” com os pais.

Um dos instrumentos de divulgação da campanha, que tem aumentado o interesse pelo assunto e o compartilhamento nas redes sociais, são os videoclipes. Para esta edição, haverá dois novos clipes com a música tema, escrita por Gabriel Moura e Rogê exclusivamente para a Quem Ama Abraça: Um feito com nomes famosos dos funks carioca e paulista, outro com coral infanto-juvenil e solistas mirins, de vários Estados. Todos os artistas doaram as suas vozes e os seus talentos à campanha.

Anitta, Gabriel O Pensador, MC Leozinho, Negra Li, Buchecha, MC Marcinho, Tico Santa Cruz, Flora Matos e MC Ludmila são as estrelas de um dos clipes, dirigido por Thiago Calviño e produzido por Umberto Tavares e Mãozinha – os mesmos criadores do premiado vídeo do “Show das poderosas”, hit de Anitta. “É ótimo ver esse caldeirão diverso abraçando uma causa fundamental, pois nós acreditamos que a resposta para barrar essa tragédia precisa contar com o envolvimento de toda a sociedade brasileira”, diz  Schuma Schumaher, coordenadora executiva da Redeh e autora premiada de livros sobre a participação das mulheres na história.

No outro clipe, brilham a Orquestra de Vozes Meninos do Rio (o maior coral escolar da cidade, formado só com alunos da rede municipal de ensino, com regência do maestro Julio Moretzsohn), e solistas mirins, entre eles a vencedora do Ídolos Kids, Julia Tavares, o índio Augusto Michel, que mora na Aldeia Formoso Jatobá, no Mato Grosso, e os pequenos Horus Akin e Yasmin Passos, cantores do Império do Futuro, escola de samba mirim do Império Serrano. A direção musical é da cantora Leila Pinheiro. “Acredito que as crianças ajudarão mais fortemente a chamar atenção para esta campanha, sensibilizando as famílias e especialmente os homens, sobre a violência em casa – realidade grave e muito mais presente, infelizmente, do que a gente imagina. A criançada vestiu a camisa, cantou lindo e nos emocionou muito no estúdio e na escola”, diz Leila.

Quem Ama Abraça quer contribuir para mudar o curso de uma história triste que se repete ao longo dos tempos, transformando conceitos e paradigmas e derrotando preconceitos que, em pleno século XXI, ainda provocam tantas tragédias. A maioria das mulheres é agredida e morta pelos seus próprios parceiros e os casos de estupros continuam a crescer anualmente por todo o país. A violência contra as mulheres é um problema social, que requer ações e políticas públicas, e o seu enfrentamento é responsabilidade de todos nós. Observe os dados:

  • A cada duas horas, uma mulher é assassinada no Brasil;
  • Seis em cada dez brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica;
  • 30% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica;
  • A cada dois minutos, cinco mulheres são violentamente agredidas no Brasil;
  • O país registrou 50.617 casos de estupro em 2012, o equivalente a 26,1 incidentes a cada 100 mil habitantes. Este número superou a ocorrência de homicídios dolosos, ou seja, os assassinatos planejados, que foi de 47.136 casos no mesmo ano.


MARACANÃ E CRISTO REDENTOR APOIAM A CAUSA – 
O lançamento da campanha Quem Ama Abraça é realizado dentro dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência, que se estende de 25 de novembro (Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra as Mulheres) até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). Este ano, dois célebres cartões postais do Rio de Janeiro se juntarão à causa: na noite do dia 25, o Cristo Redentor será iluminado pela cor lilás, e, durante os 16 dias, o Consórcio Maracanã, que administra o Estádio Mário Filho, exibirá mensagens pelo fim de violência contra as mulheres no placar dos jogos do Campeonato Brasileiro. Os clipes musicais serão exibidos nos telões antes e depois das partidas.

LANÇAMENTO NO RIO DE JANEIRO
QUANDO: 22 de novembro, às 10h
ONDE: Cine Odeon, que fica na Praça Marechal Floriano, Cinelândia, Rio de Janeiro
O QUE VAI ACONTECER: Estreia nacional dos clipes + presença de alunos de 40 escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro + artistas + coral de crianças + performance + coreografias

Release escrito a muitas mãos sob a organização de Monica Ramalho
Foto de Cris Jacques 

Você pode deixar uma mensagem, ou um trackback do seu próprio site.

3 respostas to “Vem aí a campanha Quem Ama Abraça – Fazendo Escola!”

 
  1. Cristiane I. G. Barbosa disse:

    Sou assistente social e trabalho em uma instituição de reabilitação física. Atendemos muitos casos de violência a mulher e a criança. Gostaria de saber como fazer para levar esse projeto até a instituição, se isso seria possível.
    No aguardo de informações.

  2. Olá Mônica! É com muita alegria que vi a campanha Quem Ama Abraça! Trabalhamos em projetos para reduzir a violência em todas as formas e idades, através do ensino de música (letras engajadas) e construção de instrumentos ecológicos de qualidade (construímos e criamos com os participantes). Gostei muito da cor laranja, por sinal a cor de nosso macacão de trabalho (da equipe Construindo a Música). Já atuamos em dezenas de municípios pelo Brasil através da rede pública de ensino, Projovem, Comunidade Escola, Musicais educativos, entre outros. Conheça um pouco de nosso trabalho no link acima mencionado, e disponha de nosso apoio e préstimos para o que precisar! Parabéns e Vamos em frente!

  3. Rita de Fátima Fernandes de Andrade disse:

    Considero maravilhosa esta Campanha “QUEM AMA ABRAÇA-FAZENDO ESCOLA”, precisamos urgentemente de uma iniciativa como esta nas nossas escolas, afinal se a família não estar assumindo o seu verdadeiro papel, que nós educadores não fiquemos de braços cruzados diante desta realidade chocante da violência doméstica mostrada através dos números. Aguardo com ansiedade o material para uso na minha Escola, que fica no interior do Ceará, na cidade de Acaraú.
    Rita Andrade

 

Deixe seu comentário

Monica Ramalho

Monica Ramalho

Como me achar

(21) 99163.0840
moniramalho@gmail.com

Arquivo

Caixinha de Música