jul
23
Uma das principais companhias de teatros de marionetes do mundo, o grupo tcheco Lokvar, formado em Praga pelos atores e manipuladores Peter Varga, Martin Veliký e Markéta Pellarová Mráziková, desembarca no Rio de Janeiro para uma série de apresentações e oficinas no CCBB Rio, com a participação de atores e manipuladores brasileiros.

Após passagens pelas unidades do CCBB de Brasília, de Belo Horizonte e de São Paulo, será a vez de o público carioca assistir a dois espetáculos infantis nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho: o tradicional conto de fadas “João, o Indeciso” e o clássico da literatura internacional “A Pequena Sereia”. A programação inclui ainda uma série de vivências e oficinas para os pequenos.

O teatro de bonecos é uma das mais antigas formas de expressão artística, originada há cerca de três mil anos. Desde então, bonecos, marionetes ou fantoches são os principais protagonistas desta arte e ganham vida e graça por meio da maestria de seus manipuladores. A associação de movimento e sonoridade, que encanta e seduz principalmente o público infantil, está sempre ligada ao entorno histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo.

INTERCÂMBIO – Nascido na cidade onde o teatro de marionetes é tradição, Praga, o Lokvar permanecerá um mês no Brasil acompanhado de atores-manipuladores do país que passaram 14 dias com o grupo, na República Tcheca, por meio de um programa de intercâmbio a convite do projeto. Numa importante ação de valorização e estimulo à arte da bonecaria no Brasil, os selecionados, além de participarem dos ensaios dos espetáculos, atuaram em funções específicas para as temporadas no Brasil, como adaptação do texto e criação de metodologias para oficinas infantis.

No espetáculo, os atores brasileiros atuarão ao lado dos integrantes do Lokvar, em todas as sessões de “João, o Indeciso”, além de terem gravado em estúdio as falas das personagens de “A Pequena Sereia”. Integram a equipe brasileira nesta empreitada os atoresLiz Schrickte, de Belo Horizonte, Thaísa Violante, do Rio de Janeiro, Vitor Amato, de São Paulo, e Vitor Borysow, de Brasília.

Ao todo, a turnê pelo Brasil do grupo Lokvar apresentará 32 sessões de “João, o Indeciso”, 16 de “A Pequena Sereia” e mais oito oficinas de criação e manipulação de bonecos para 160 crianças.

VIVÊNCIAS – Após cada uma das sessões, os atores-manipuladores recebem a plateia para uma breve vivência com o teatro de bonecos. Será uma oportunidade para a criançada conhecer os atores e os bonecos mais de perto, tirar fotos e esclarecer curiosidades sobre a manipulação.

A reconhecida habilidade dos atores-manipuladores do Lokvar teve início na escola na Faculdade de Teatro da Academia de Artes Performáticas de Praga (DAMU), instituição que, desde a fundação, vem fortalecendo a tradição do teatro de animação em Praga. Soma-se ao reconhecimento de suas qualidades, enquanto bonequeiros, serem colaboradores de outros grupos como os Teatros Dejvické, Minor e V Dlouhé.

PROGRAMAÇÃO

JOÃO, O INDECISO
Quinta e sexta-feira, 23 e 24 de julho, às 11h e às 15h; e sábado e domingo, 25 e 26 de julho, às 10h30, no Teatro 2Em “João, o Indeciso”, a história começa na aconchegante sala da casa do João e termina em uma cerimônia de casamento. Preguiçoso, será que ele consegue sair, lutar com dragões, bandidos e demônios para, afinal, encontrar a noiva certa? Num emaranhado de perguntas e desafios, o público é convidado a ajudá-lo. Baseada em um conto de fadas tradicional, a história apresenta um João, carinhosamente chamado de Joãozinho, que é indeciso, mas de bobo não tem nada. As situações pelas quais ele tem que passar são difíceis demais para resolver sozinho. Somente com a ajuda da plateia ele conseguirá decidir qual rumo dar à história.

A PEQUENA SEREIA
Quinta a domingo, de 23 a 26 de julho, às 17h, no Teatro 2
“A Pequena Sereia” é um espetáculo de marionetes interativo inspirado na história de Hans Christian Andersen. A trama tem início em um restaurante vazio, onde entra uma jovem, que se senta e abre seu (um em vez de seu) livro. Para o garçom, que não tem outros clientes para atender, é um passatempo bem-vindo num dia lento e sem muito o que fazer. A mulher, que foi lá para ler, se incomoda com a atenção recebida. Até que a insistência e a simpatia do garçom a convencem e os dois começam a ler juntos o conto “A Pequena Sereia”. Ambos se encantam pela história, que os leva de volta à infância. O garçom a apresenta outro conto, sobre saudade, dedicação e amor, com fantoches, e ela o ajuda a encenar. Aos poucos, todo o restaurante se transforma em cenário para uma fantasia subaquática da pequena sereia. Durante a brincadeira, o garçom e a jovem se apaixonam, criando assim uma nova narrativa, “A Pequena Sereia e seu Príncipe”.

OFICINA “CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BONECOS”
Dias 25 e 26 de julho, das 11h30 às 12h10
Uma aula lúdica e divertida para a criançada. Os integrantes do grupo, acompanhados de monitor, treinado e também bonequeiro, conduzirão a meninada na criação de bonecos de papel inspirados em personagens dos espetáculos “João, o Indeciso”, “A Princesa Mariazinha, o Dragão e o Diabinho”. A ideia é brincar e fazer arte – recortar, colorir e criar. São 20 vagas gratuitas para crianças a partir de 5 anos e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: lokvarbrasil@gmail.com

O CCBB Rio fica na Rua Primeira de Março, 66, no Centro do Rio de Janeiro. 

 

Você pode deixar uma mensagem, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe seu comentário

Monica Ramalho

Monica Ramalho

Como me achar

(21) 99163.0840
moniramalho@gmail.com

Arquivo

Caixinha de Música