set
08

O Trio Clarioca será a terceira atração da Série Tom de Classe, no sábado, dia 10 de setembro, às 11h30, na Casa de Artes Paquetá, com entrada gratuita. Três destacados músicos da nova geração – Vitor Macedo (clarinete), João Willian (clarinete e requinta) e Marcelo Vieira (clarinete e clarone) – são a base do conjunto, que já figura entre os ensembles de clarinetes mais importantes do Brasil.

trio clarioca
Eles têm se apresentado no circuito carioca e levaram a sonoridade que navega entre as fronteiras do erudito até o ClarinetFest2015, na Espanha. Nesta manhã de sábado na Série Tom de Classe, o conjunto apresentará obras especialmente compostas para ele. O programa inclui temas dos contemporâneos Jayme Vignolli, Pedro Paes, Mauricio Carrilho e João Bouhid, que tocará violão com o trio neste concerto, mais Ernesto Nazareth, Baden Powell, Severino Araújo e outros.

Ao todo, cinco excelentes grupos de jovens músicos em formação nas escolas de música e em projetos socioculturais da cidade foram escolhidos através de concurso para se apresentar na Série Tom de Classe, dedicada ao fomento da música de câmara no Rio de Janeiro. Após criteriosa seleção, todos fizeram aulas com Carla Rincón, violinista do Quarteto Radamés Gnattali, e agora estão aptos a dividir o que aprenderam com o público. O patrocínio é da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

De acordo com a pianista Josiane Kevorkian, sócia da Casa de Artes Paquetá e diretora artística desta série, “para ser um bom músico de câmara, é preciso muito mais do que saber tocar bem um instrumento. É preciso perceber o outro, visando a um intercâmbio construtivo entre os vários instrumentos na formação camerística escolhida. E essa parceria deve ser perseguida durante toda a vida, buscando sempre a excelência musical pautada, sobretudo, na humildade do relacionamento de seus integrantes”.

Próximos dois concertos:.

17 de setembro | Duo de Percussão da UFRJ

duo de percussõesCriado em 2013 pelos alunos Fausto Maniçoba e Marcos Nero para a disciplina Prática de Conjunto, do curso de bacharelado em percussão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Duo de Percussão da UFRJ tem tocado regularmente na própria universidade e, em 2016, participou do Dia da Percussão da Percussive Arts Society (PAS), evento que reuniu percussionistas de todo o Brasil. Nesta apresentação na Casa de Artes Paquetá, a dupla tocará composições de Pixinguinha, Fernando Iazzetta, Dimitri Cervo, Ney Rosauro e Cássio Cunha, entre outros.

24 de setembro | Dualidade Sonora

dualidade sonoraDenusa Castellain (flauta) e Samuel Junior (clarinete) se uniram no Dualidade Sonora com a finalidade de pesquisar e apresentar uma nova proposta camerística. O duo de Curitiba vêm participando de diversas atividades culturais, entre elas o 53º Festival Villa-Lobos, no qual obteve o primeiro lugar dentre os cinco finalistas do V Concurso de Música de Câmara, do Núcleo Pedagógico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O programa na Série Tom de Classe contemplará temas de Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim e André Jolivet, entre outros.

Série Tom de Classe, serviço:.

QUANDO: dias 10, 17 e 24 setembro. Sábados, às 11h30
ONDE: Casa de Artes Paquetá – Praça de São Roque 31, Paquetá. Informações: (21) 3397.0517
QUANTO: Entrada franca
E MAIS: Livre para todas as idades. Para chegar a Paquetá aos domingos, existem catamarãs saindo da Praça XV às 8h30 e às 10h. Horários sugeridos para retorno no mesmo dia: às 14h30, às 16h, às 17h30 e às 19h. A travessia dura cerca de 60 minutos

 

Você pode deixar uma mensagem, ou um trackback do seu próprio site.

Deixe seu comentário

Monica Ramalho

Monica Ramalho

Como me achar

(21) 99163.0840
moniramalho@gmail.com

Arquivo

Caixinha de Música